top of page

seg., 04 de set.

|

Aldeia Xandó

Festival Caju de Leitores

2a edição acontece de 04 a 07 de setembro de 2023 na Aldeia Xandó, em Caraíva (BA), com programação cultural e participação de escritores, contadores de histórias e pesquisadores da literatura indígena para jovens e crianças.

Inscrições encerradas
Ver outros eventos
Festival Caju de Leitores
Festival Caju de Leitores

Horário e local

04 de set. de 2023, 09:00 – 07 de set. de 2023, 19:00

Aldeia Xandó, Caraíva - Bahia

Sobre o evento

A programação do Festival Caju de Leitores será composta por 04 encontros, cada um com 02 autores indígenas, na Oca Tururim e na Biblioteca de Caraíva. Estes autores terão suas biografias e livros apresentados para os professores das escolas de Caraíva, Nova Caraíva, Aldeia Xandó e Aldeia da Barra Velha, de maneira que eles possam replicar este conhecimento em sala de aula para que os alunos conheçam os autores e suas obras antes da realização do festival. Para encerrar o Festival, será realizado um encontro aberto para toda a comunidade na Biblioteca de Caraíva, com os 08 autores indígenas.

Além do Festival, outro produto cultural desta proposta é o Caraíva Cine Clube. A definição da sua programacâo final será feita nas etapas de pre-produção e produção do projeto, mas é possivel pensar no seu conceito: atrair a atenção do pdblico local e turistas. Por estar localizada na Costa do Descobrimento, Caraíva é parte da história da colonização do país pelos portugueses. Considerando isso a programação vai exibir filmes e documentários que tratem desta temática. Filmes como “A Última Floresta", de Luiz Bolognesi e "A Viagem de Pedro", de Laís Bodanzky, são opções de programação.

Após cada exibição o público terá um tempo para um bate-papo sobre o filme, mas em 04 ocasioes será possível contar com a participação de algum profissional que tenha maior conhecimento sobre a obra exibida. lnicialmente serão 04 convidados para estes debates pós-filme, a serem escolhidos posteriormente.

Entendemos que o projeto atende o Art. 24 da IN 01/2022, pois a maior parte das suas ações sâo formativas e certamente teremos mais de 80% de público composto por alunos e professores.

Compartilhe esse evento

bottom of page